Você está na dúvida se deve cursar Engenharia Agronômica ou Agronomia? Apesar de terem nomes parecidos, cada um desses cursos tem formas de atuação profissional com papéis diferentes. Por isso, é importante compreendê-los antes de selecionar o ideal para você.
O Brasil é um país agro, com diversos produtos de exportação, e o setor agrícola é um dos principais na movimentação da economia. Esse alto desempenho também reflete na oferta de empregos; por isso os cursos da área são tão procurados pelos estudantes.
A melhor forma de decidir qual graduação fazer é pesquisando bastante. Pensando nisso, preparamos este artigo para você conhecer as diferenças entre os cursos e decidir entre Engenharia ou Agronomia. Confira!
Como é a faculdade de Engenharia Agronômica?
A faculdade de Engenharia Agronômica tem duração de 5 anos, e o curso é oferecido na modalidade Bacharelado. Durante a graduação, os alunos aprofundam o conhecimento em assuntos como produção vegetal e animal, mecanização agrícola, composição do solo, combate a pragas, adubação, irrigação, melhoramento genético, sustentabilidade, clima, negócios, entre outros.
O curso tem uma alta carga horária de atividades práticas, e muitas delas acontecem em campo. Com relação às disciplinas teóricas, os estudantes têm aulas de física, química, melhoramento de sementes, microbiologia, produção e processamento de alimentos, nutrição de animais e produção de plantas.
Para atuar como engenheiro agrônomo, o profissional deve se graduar em uma faculdade de Engenharia Agronômica em uma instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação. Depois, é necessário ir ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) do seu estado e tirar o registro.
O mercado de trabalho para quem se forma nessa área está basicamente nas indústrias e no campo. Entre as principais atividades do engenheiro agronômico estão:
- atuar no planejamento das principais atividades agrônomas, conduzindo o preparo e o cultivo do solo, o controle de pragas e a colheita;
- trabalhar no controle ambiental;
- organizar o estoque e a distribuição de produtos;
- atuar com processamento de alimentos de origem vegetal ou animal;
- desenvolver métodos e equipamentos de otimização da produção;
- pesquisar novos produtos;
- gerenciar pessoas e fiscalizar serviços técnicos e obras.
Como funciona a graduação em Agronomia?
A faculdade de Agronomia da Uniderp tem duração de cinco anos e, ao finalizar o curso, você recebe o título de Bacharel em Agronomia. A grade curricular conta com matérias básicas, como biologia, administração, física, química e matemática, além de disciplinas mais técnicas voltadas à profissionalização dos estudantes, que facilitam a compreensão dos fenômenos da natureza e dos princípios que envolvem as plantas, o solo e a vida animal.
Além das disciplinas, é importante iniciar a etapa de estágio, em geral a partir do 8° ou 9° semestre. Por ser uma atividade obrigatória e fundamental para a formação do profissional, a própria faculdade reduz a carga horária de aulas a partir do 4° ano, de forma que todos os alunos possam conciliar os estudos com o estágio.
Além de ser útil pelo aprendizado, essa atividade é uma excelente oportunidade de adquirir experiência profissional e, até mesmo, de conseguir o primeiro emprego. Outro ponto importante é que o curso também inclui na grade a elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Esse trabalho busca explorar um ponto relevante dentro da área, sendo que cada estudante pode escolher a questão que lhe interessa mais. Para isso, ele conta com o auxílio de um orientador para encontrar bibliografia relevante e para discutir e refletir sobre o assunto antes de escrever o texto.
Mercado de trabalho
Os agrônomos não terão dificuldades de encontrar emprego no futuro próximo. Em Campo Grande, por exemplo, o mercado de trabalho é aquecido para esse setor, pois aqui a expansão agrícola é uma realidade, e boa parte dos produtos produzidos são destinados à exportação. Por isso, é importante ter uma boa gestão por parte da equipe agrônoma.
Depois de formado, existem muitos caminhos para o agrônomo — e essa é uma grande vantagem. Além de poder atuar em diversos tipos de empresas, o curso também dá uma boa base para trabalhar como empreendedor e autônomo.
A faculdade de Agronomia traz uma visão ampla de mundo e prepara o profissional para o mercado de trabalho, desde a fase inicial do curso até o estágio. Tudo isso torna o egresso muito mais competitivo e capaz de contornar desafios de diversas áreas.
Entre as principais atividades que um agrônomo pode desempenhar estão:
- administrar propriedades rurais;
- atuar na indústria de alimentos;
- fazer pesquisa acadêmica;
- verificar topografia;
- fazer geoprocessamento;
- analisar o mercado e ser um consultor especializado;
- lidar com insumos e implementos;
- trabalhar na indústria de equipamentos e insumos rurais;
- gerenciar a reprodução de rebanhos;
- fazer gestão da sustentabilidade;
- avaliar problemas ligados à defesa sanitária;
- controlar a qualidade da produção agroindustrial;
- entre muitas outras opções.
Qual opção é mais vantajosa?
Decidir qual curso fazer não é tarefa simples. Quando a dúvida é entre Engenharia ou Agronomia, a decisão é ainda mais difícil, pois os dois cursos apresentam boas perspectivas para o mercado de trabalho.
No entanto, o agrônomo compreende melhor o valor do meio ambiente e deve se sentir confortável no campo. Sempre atento à gestão correta dos recursos naturais, esse profissional é inovador e criativo no momento de propor e realizar ações sustentáveis para o desenvolvimento do seu trabalho.
Também é importante ter facilidade para liderar e trabalhar em conjunto com equipes grandes e multidisciplinares. Dessa forma, a faculdade de Agronomia pode orientar sua carreira profissional além do agronegócio e da administração, já que seus conhecimentos são cada vez mais exigidos em empresas de diferentes áreas.
Se optar pela Agronomia, você poderá ocupar cargos de planejamento e gestão. Por isso, pesquise bem antes de decidir qual carreira combina mais com o seu perfil pessoal e profissional!
O Brasil é um país de tradição na produção agrícola e de rebanhos. Se você tem interesse em trabalhar no setor agrícola, é comum ficar na dúvida entre cursar Engenharia Agronômica ou Agronomia. A segunda opção é tida como a mais vantajosa, devido à maior variedade de possibilidades de atuação e também no que diz respeito à demanda no mercado brasileiro.
Curtiu o conteúdo? Aproveite sua visita aqui no blog e continue se informando sobre outras possibilidades de atuação em Campo Grande com nossos artigos!