estudante universitário calouro

Minhas aulas vão começar, e agora?

Reunimos as principais informações para te ajudar nesse início de graduação. Confira tudo 😉

Mais uma vez, seja bem-vindx à Uniderp! Já estamos nos preparando para recebê-lo, com a certeza de que nos próximos anos, vivenciaremos juntos momentos de alegria, estudo (e muito!) e, claro, superação!

Desde o início, vamos te dar o apoio necessário em tudo o que você precisar! Além do Guia do Calouro (já conferiu?🤔), criamos esta lista de Dicas para o Calouro reunindo algumas informações importantes que podem auxiliá-lo nas primeiras semanas de aula. Vamos conferir juntos?

Aula Inaugural

Com o objetivo principal de recepcionar e esclarecer dúvidas dos novos alunos, a Uniderp promove em suas unidades a Aula Inaugural.

Ela reúne, muitas das vezes, alunos calouros e veteranos, tutores, funcionários e direção administrativa. Além de apresentar informações sobre a modalidade de ensino, os calouros podem entender melhor sobre a grade de disciplinas, conhecer os professores, coordenadores de curso e aprender a acessar o Portal Digital do Aluno.

É a oportunidade perfeita para você, calouro, conhecer melhor o seu curso e a infraestrutura da unidade/polo. Isso tudo porque, na Aula Inaugural, os alunos também fazem uma espécie de tour, conhecendo o campus/polo e os laboratórios especializados.

Ansioso para o começo dessa nova etapa? Se você ainda não sabe qual o dia e horário da Aula Inaugural, consulte a sua unidade ou polo, para conferir a data e todos os detalhes! 

Ah! E saiba que não é necessário se preocupar com trotes violentos ou humilhantes! Aqui, fazemos o Trote Solidário, que incentiva a integração entre calouros e veteranos de forma saudável, através de ações solidárias – confira na sequência!

Trote Solidário

Nosso objetivo como companhia de educação é formar pessoas que vão transformar o mundo. Sendo assim, um dos pilares da Uniderp é promover a responsabilidade social.

Entendemos que, através de educação responsável e de qualidade, formamos cidadãos e preparamos profissionais para o mercado, contribuindo para o desenvolvimento de seus projetos de vida. Por isso, consideramos essencial desenvolver iniciativas que contribuam com esse propósito. O Trote Solidário é uma delas – confira a seguir como funciona e veja como participar!

 

Afinal, o que é o Trote Solidário?

Ação de mobilização desenvolvida pelas unidades Uniderp, que além de recepcionar e dar as boas-vindas aos novos alunos, tem como objetivo estimular o engajamento em ações de cidadania desde o início de sua vida universitária.

A Uniderp todos os anos procura desenvolver projetos que contribuam com o atingimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas). A programação do Trote Solidário geralmente conta com doação de sangue, alimentos, materiais escolares e de higiene, campanhas de conscientização do uso da água, reciclagem, entre muitas outras atividades que têm em vista beneficiar a comunidade local.

Durante o período de isolamento social, frente à pandemia de COVID-19, a Uniderp incentiva que o Trote Solidário seja realizado a distância, para isso, contamos com uma cartilha de projetos sociais online que traz ideias e propostas para diferentes cursos.

Para participar, basta ficar atento na divulgação feita na sua unidade! A data e local poderão ser divulgados na sua Aula Inaugural. Participe e faça a diferença 🙂

Dicas para organizar seus estudos

Durante o Ensino Médio, geralmente, há aquela expectativa pela graduação. Porém, o dia a dia da faculdade pode superar as expectativas. Seja na carga de leitura, ou mais trabalhos do que esperava nas primeiras semanas, a faculdade pode não ser tarefa fácil para quem está começando.

Sabemos que todo ser humano é único, tem suas individualidades e muitos precisam conciliar trabalho e estudos no dia a dia. Então, nada de se desesperar! Preparamos algumas sugestões especiais para tornar a experiência da graduação a melhor possível. Confira a seguir algumas das nossas dicas de organização!

Evite faltar na primeira semana

Você já deve ter escutado que na primeira semana não tem nada importante. Pois, bem: esqueça isso! A presença está diretamente relacionada à sua facilidade de adaptação no ambiente universitário.

Nos primeiros dias, o aluno possui uma maior imersão de modo geral. São feitas apresentações, onde você tem maior contato com a sua turma, conhece os professores, o estilo de ensino e plano de aula de cada um deles. Isso também vale para o aluno EAD, que na primeira semana também já possuem acesso às disciplinas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

 

Organização de Estudos

Na Avaliação Continuada você acumula pontos durante o semestre a cada atividade, prova ou trabalho realizado. São disponibilizadas diversas alternativas para que você tenha sucesso ao final do semestre.

Para se organizar melhor, você pode começar fazendo um mapeamento das disciplinas nas quais está matriculado e suas respectivas pontuações: quais são elas, as temáticas e os conteúdos previstos, as referências e os exercícios, por exemplo. Veja também os recursos que serão usados (plataformas, ferramentas…) e seu domínio sobre eles. Pergunte sempre que necessário. Não tem problema não conhecer. Busque tutoriais, fale com os colegas e com professores.

Antes das provas

Elabore um cronograma de estudos, indicando quanto tempo por dia você poderá estudar, a quais disciplinas e a quais conteúdos se dedicará ao longo da semana, quais exigirão mais ou menos tempo ou esforço. Isso te ajudará a ter um norte e a se organizar. Você pode adotar alguma ou diversas ferramentas/estratégias combinadas para gerenciar seu tempo. Google agenda, tabelas, planilha do Excel, bloco de notas, lista CAF (Coisas A Fazer), post it e planners. De modo geral, os aplicativos que auxiliam na organização e gerenciamento de tempo podem ser excelentes para o registro de atividades e prazos. Veja qual se adapta aos seus objetivos de estudos.

Para a semana das provas

Sempre que precisamos nos preparar para uma prova, a ansiedade se aflora em nosso organismo, e esse sentimento é normal. No entanto, se começa a impedir que você se concentre nos estudos, esse sentimento pode atrapalhar – e muito – no resultado, trazendo inúmeras inseguranças e frustrações.

Para entender como controlar a ansiedade antes das provas, existem diversas técnicas de estudo e até ferramentas que podem ser utilizadas. É importante compreender a diferença entre ansiedade e nervosismo, para controlá-los sem comprometer seu desempenho na prova.

Se você sente que é prejudicado nos estudos ou até mesmo nas provas, fica tranquilo e não se desespere! Aqui vamos te ajudar a diminuir ansiedade com algumas dicas!

Antes da Prova:

Nos momentos anteriores ao exame, ocorrem reações cognitivas, físicas e emocionais tanto em relação à avaliação quanto às consequências que ela pode trazer.

Uma dica para diminuir a ansiedade é o aluno estabelecer uma rotina de estudos e de sono regular. Esse hábito faz da conquista final (a nota) algo mais fácil de “digerir”.

Outra dica é fazer um descritivo da situação. Ou seja, fazer um registro pontuando por que a prova é importante, desde quando está estudando para a avaliação, o que já aprendeu, quais as chances de passar na prova e o que de pior pode acontecer caso reprovar.

Durante a Prova:

Técnicas de respiração estão entre as maneiras mais eficazes, convenientes e baratas para aliviar o estresse durante a realização da prova.

Para o segundo bimestre

Não se esqueça que você pode pontuar nas disciplinas constantemente. Verifique quais são as atividades que estão pendentes em seu AVA e realize o quanto antes! Assim, você também estará estudando para as provas.

Monitore constantemente o que você está compreendendo sobre o que está estudando. Avalie constantemente se está conseguindo desenvolver os exercícios, resolver os problemas, sanar as dúvidas, fazer leituras produtivas, produzir os textos. Procure ajuda, se necessário.

Para organização durante o semestre

Se seu período de estudo for intenso e longo, programe pequenas pausas de descanso, estipule alguma recompensa por ter conseguido finalizar etapas, mas procure voltar para sua programação. As pausas podem te ajudar a manter a motivação na tarefa. Mas podem também ser uma distração que te afaste de seus objetivos e, portanto, ser uma armadilha (não caia nessa cilada)!

Conheça os professores

Mantenha contato com os professores! Não apenas conhecer o currículo deles, mas a forma que cada um trabalha. Assim, você consegue aproveitar mais de cada aula e entender como conduzir os trabalhos de cada disciplina.

Fique atento aos prazos

Os veteranos já estão por dentro: na faculdade, ninguém vai cobrar nada de você. Trabalhos e provas serão passados e as datas marcadas, mas os professores não vão lembrá-lo disso a todo instante. Por isso, é essencial que você mantenha uma organização e fique atento aos prazos e entregas, criando um simples cronograma. Se começar o semestre com planejamento, vai pegar o ritmo com mais facilidade.

Participe dos fóruns das disciplinas

Se você é aluno EAD, saiba que: no AVA dá para aproveitar os fóruns de discussão para conhecer seus colegas de turma e já formar grupos de estudo.

 

Concilie o trabalho e os estudos

Quem é novo na jornada dupla sente ainda mais dificuldade no princípio da graduação, existem desafios, como cansaço, falta de tempo e imprevistos. Uma boa dica é planejar a utilização das horas disponíveis com a criação de uma rotina de trabalho e estudo, seja por meio de um cronograma ou de uma simples agenda. 

Para os alunos dos cursos presenciais, já na primeira semana de aula, testar opções de trajetos e descobrir o melhor caminho entre a sua casa, o emprego e a Uniderp também facilita a perda de tempo com deslocamento.

Descanse

Ufa! 

É muita coisa para absorver no início da graduação, não é mesmo? Pois bem, chegou a hora de tirar uma pausa e descansar. Acredite, isso fará muito bem tanto para o seu corpo quanto para o cérebro, que precisa de uma folga para operar com a capacidade máxima durante a semana.

Sendo assim, nossa dica é aproveitar para descansar algumas horas nos fins de semana, fazer programas relaxantes, como se deitar no sofá e assistir àquele filme leve e que renderá boas risadas 😄

💡 Sabemos da importância do aluno estar em constante aprendizagem, seja em sala de aula ou em sua casa. Por isso, listamos cinco atividades que podem ser colocadas em prática para facilitar esse processo de planejamento, absorção dos conteúdos e autoestudo. Se você for calouro EAD, fique bem atento, pois você pode precisar usar algumas dessas dicas no seu dia a dia!

Faça resumos e fichamentos

Fazer resumos e fichamentos ajudam a fixar a leitura através de tópicos principais. Essa técnica garante que você não se esqueça do que leu em um curto espaço de tempo, além de tornar o exercício mais produtivo.

Outra vantagem é que você terá um material de consulta no futuro. Após ler o conteúdo quantas vezes for necessário, marque os assuntos mais importantes. Depois, registre as ideias principais e tudo o que você entendeu sobre o assunto com as suas palavras.

Utilize cartões de memória

Cartões de memória, os famosos flashcards, podem ser feitos rapidamente e aumentam a sua capacidade de memorização. Basta formular questões sobre determinado tema, anotar palavras-chave e frases, fazer desenhos ou usar qualquer outro método que tenha relação com o assunto estudado.

É possível fazer os cartões estudando ou assistindo às aulas. Depois, basta revisar os cartões para reforçar seu aprendizado sobre determinado tema. No vídeo abaixo, você pode conferir como fazer um:

Crie mapas mentais

Desenvolver mapas mentais e conceituais facilita a compreensão e solução de problemas, o que melhora a fixação do conteúdo. Além disso, também impulsiona a produtividade e torna o estudo mais atraente.

Para estruturar o seu mapa mental é muito simples, basta ter em mente um conceito central. A partir dele, é possível criar uma ramificação de pensamentos e observações que estejam interligados. O conceito central pode ser uma palavra-chave ou até mesmo uma imagem. Sinta-se livre! É possível utilizar cores, desenhos e diversos formatos para deixar seu mapa mental mais criativo e interessante. No vídeo abaixo, você pode conferir como fazer o seu próprio mapa mental:

Escreva um diário de estudos

Os diários de estudo são excelentes formas de avaliar o rendimento do seu aprendizado, além de forçar o cérebro a lembrar dos conteúdos. Essa técnica é diferente das anotações feitas em sala de aula, pois o registro deve ser feito em casa, sem a consulta ao material didático. É uma forma de relembrar o que foi estudado e registrar facilidades e dificuldades.

Assim como com os cartões de memória, é importante revisar o que você escreveu com o objetivo de orientar os próximos dias de estudo e consolidar os pontos que precisam ser reforçados.

Faça autoexplicações

Fazer suas próprias autoexplicações valoriza as dúvidas que surgem durante a leitura de algum conteúdo. A técnica consiste em refletir sobre cada informação e tentar explicar o conteúdo para si mesmo. É possível grifar, escrever, usar outros materiais de estudo e até falar sozinho.

É uma ótima dica para evitar que você decore a matéria sem entender os conceitos ou sem absorver o conhecimento. Durante a graduação é comum que muitos trabalhos sejam apresentados por meio de seminários. Outra sugestão é utilizar a técnica da autoexplicação na sua preparação para esse tipo de trabalho.

Chegamos ao final do nosso post de Dicas para o calouro! Esperamos ter ajudado com conteúdo útil nesse comecinho da sua jornada. Para mais informações, basta acessar os nossos conteúdos especiais na categoria Já Sou Aluno. Lá, disponibilizamos com frequência, conteúdos completos para as principais dúvidas dos nossos alunos.

Desde já, desejamos um ótimo começo de graduação! 🤗

Se precisar, também pode entrar em contato pelas nossas mídias sociais oficiais. Além do Facebook, temos Linkedin e Twitter. Aguarde as próximas comunicações 😉

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.



Skip to content