Ser o seu próprio chefe, poder fazer o que ama, definir quem vai trabalhar com você, ter uma rotina flexível: independentemente do motivo, cada vez mais pessoas decidem em investir na ideia de abrir um negócio. Porém, seja por conta da dificuldade em dar o primeiro passo ou graças ao medo de não saber lidar com os desafios do mundo do empreendedorismo, pode ser que você esteja adiando o sonho de começar a trabalhar para si mesmo, certo?
Se esse é o seu caso, chegou a hora de virar o jogo! Hoje, vamos contar como você pode abrir sua própria empresa e ter sucesso nessa jornada. Confira!
Vantagens de abrir sua empresa no Mato Grosso do Sul
Antes de tudo, é importante conhecer o lugar em que você pretende empreender! Seja para abrir uma empresa física ou até mesmo para trabalhar com venda de produtos ou serviços pela internet, é essencial que você saiba quais são as tendências do nicho em que vai atuar, quem são seus concorrentes e se há possibilidade de investir nessa área.
E caso a sua ideia seja começar o seu próprio negócio no Mato Grosso do Sul, temos boas notícias: esse é o momento ideal para dar os primeiros passos. A economia do MS é uma das que mais crescem no Brasil — isso significa que o mercado está aquecido para a chegada de novas empresas.
Desafios que surgem ao abrir o próprio negócio
Cá entre nós, são inúmeros os benefícios que passam pela cabeça de quem pretende abrir a própria empresa, não é mesmo? É fato que trabalhar para si próprio permite que você tenha mais retorno financeiro e maior qualidade de vida, afinal, é possível definir seus horários, conciliar o trabalho com outras atividades da sua vida e ter muito mais realização profissional.
No entanto, o mundo do empreendedorismo também não é um mar de rosas: existem desafios que devem ser enfrentados por quem decide dar esse passo tão importante na carreira. Mas, não se preocupe, é possível lidar com eles e nós vamos contar agora o que fazer diante dos maiores obstáculos que podem surgir no seu caminho.
Um dos primeiros é saber lidar com as surpresas que podem surgir nos primeiros meses de existência da sua empresa. É comum que, no começo, você não saiba exatamente quais são as melhores formas de divulgar seu trabalho, como atrair clientes, entre tantas outras dúvidas. Porém, não precisa entrar em desespero: fazer um planejamento de negócios é algo que pode salvar sua vida!
Para isso, o ideal é definir exatamente com o que você vai trabalhar, pesquisar quais serão os custos iniciais e, depois disso, elaborar uma planilha com o fluxo de trabalho do seu negócio. Também vale a pena listar os possíveis colaboradores que você vai precisar e qual será o lucro necessário em determinado período para que você possa contratar essas pessoas. Acredite: planejar parece algo simples, mas faz toda a diferença!
Outro empecilho que costuma surgir no início de uma jornada empreendedora é lidar com as finanças da empresa. Muitas vezes, os empreendedores misturam o faturamento de seu negócio com seus custos pessoais, o que pode gerar muitos prejuízos a longo prazo. Portanto, estude sobre organização financeira e administração empresarial para não correr esse risco.
5 dicas de como montar uma empresa de sucesso
Agora que você já sabe exatamente quais são os obstáculos que podem surgir no seu caminho e aprendeu também a passar por todos eles, chegou o momento de dar os primeiros passos na sua jornada empreendedora. Pensando nisso, separamos as melhores dicas para começar do zero e conseguir alcançar ótimos resultados desde o início da sua empresa. Vamos lá!
1. Entre na faculdade de Administração
Ao contrário do que parece, empreender não se resume a um dom. A verdade é que existe uma série de estratégias, técnicas e conhecimentos específicos que são essenciais para ter um bom desempenho ao abrir a sua empresa. Além do conhecimento que você vai adquirir trabalhando na prática, é essencial ter uma base e entender o que é necessário para que a sua empresa não seja só mais uma no mercado. E quer saber onde você pode aprender tudo isso? Simples: cursando Administração!
Por ser um curso superior focado na formação de profissionais com habilidades necessárias para a construção de empresas sólidas, liderança de equipe e organização de tarefas, essa graduação vai permitir que você aprenda as ações que farão seu negócio decolar. Então, vale a pena escolher uma boa faculdade, que ofereça o curso de Administração com uma grade curricular balanceada e com reconhecimento do MEC, de forma que a formação facilite a sua trajetória profissional.
2. Selecione o nicho de mercado ideal
Se você nem faz ideia do que significa a palavra “nicho”, não entre em pânico. Basicamente, ela diz respeito ao fato de que você precisa escolher um setor específico para trabalhar dentro da área escolhida. Quer um exemplo? Vamos lá! Imagine que você queira abrir uma loja de doces. Porém, como existem centenas de doces diferentes, vai ser difícil manter a produção, caso você queira fazer brigadeiros, bolos de pote, tortas e bombons ao mesmo tempo, certo?
Por isso, é essencial que você especifique um pouco mais: você pode começar produzindo apenas bombons e, quando sua empresa estiver maior, poderá ampliar sua gama de opções. Ao fazer isso, além de facilitar o seu trabalho, você também aumenta as chances de se tornar referência em algo específico e, assim, seus próprios clientes o ajudarão na sua divulgação. Por isso, analise os nichos disponíveis e escolha aquele que, além de ter muita procura, tenha a ver com suas habilidades.
3. Analise o que a concorrência está fazendo
Você não precisa analisar cada passo dos seus concorrentes e fazer tudo que eles fazem, mas também não pode agir como se estivesse sozinho no seu nicho. É por meio da avaliação do que outras empresas estão fazendo que você pode melhorar a qualidade do seu produto ou implementar estratégias para atrair mais clientes, concorda? Então, fica a dica: selecione um momento a cada mês para avaliar o desempenho dos concorrentes e se destacar entre eles.
4. Conheça seu público-alvo
Não adianta vender creme rejuvenescedor para um adolescente de 12 anos, certo? E também não é interessante utilizar uma linguagem muito jovial caso seu público seja composto principalmente por idosos, não é? Não tem jeito: é preciso saber com quem você está falando, quem são as pessoas que consomem os seus produtos ou serviços e quais são os interesses delas. Essa é a melhor maneira de se comunicar do jeito certo com seus futuros clientes e aumentar o faturamento a cada mês.
5. Fique de olho nas métricas da empresa
Já imaginou se você desenvolver inúmeros projetos na sua empresa, colocá-los em prática e nunca obter resultados? E se você investisse altos custos em um produto e, algum tempo depois, descobrisse que só teve prejuízos? Isso pode acontecer se você não avaliar os dados de crescimento da empresa e os custos investidos em todas as atividades realizadas a longo prazo.
Para evitar gastos desnecessários e saber exatamente o que faz a sua empresa crescer, é importante analisar periodicamente os resultados de todas as medidas aplicadas no seu negócio. Acredite: as métricas dizem muito! A boa notícia é que, durante a faculdade de Administração, você aprende não apenas quais são os dados que devem ganhar a sua atenção dentro de uma organização, mas também descobre o que eles significam e passa a conhecer ferramentas que tornam essas análises muito mais simples.
E não se esqueça: apenas definir o curso não é o suficiente para garantir uma formação de qualidade. É necessário ficar bem atento ao perfil da faculdade em que pretende ingressar. Na Uniderp, você conta com um corpo docente qualificado, diferentes modalidades de ensino (presencial, semipresencial, EAD e FLEX) para escolher aquela que mais atende o seu perfil, excelente infraestrutura e, ao fim do curso, um diploma que o capacita para o mercado de trabalho.
Gostou de saber mais sobre como abrir a própria empresa? Então, não deixe de colocar essas dicas em prática, certo? E se tiver mais alguma dúvida sobre esse assunto, aproveite e deixe um comentário. Vamos adorar ajudar você nessa jornada!