Administrador de empresas: entenda o que faz esse profissional

administrador-de-empresas

Desconto nota do Enem

Os conhecimentos e as habilidades de um administrador de empresas são fundamentais para as estratégias de qualquer negócio e em vários segmentos. Por isso, a graduação em Administração é uma das mais requisitadas pelos estudantes.

O graduando se forma apto a buscar soluções eficazes para superar desafios no mercado de trabalho, liderar equipes e empreender. Com uma visão estratégica do negócio, o profissional sabe como administrar uma empresa e também consegue desenvolver trabalhos em equipe com a qualidade requisitada por grandes organizações.

Se você tem interesse pela área de gestão de empresas, continue a leitura e saiba mais sobre o dia a dia do administrador!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

O que se aprende no curso de Administração?

O curso de Administração da Faculdade Uniderp é oferecido na modalidade Bacharelado e tem duração de 4 anos. Para exercer a profissão, os bacharéis devem se registrar no Conselho Regional de Administração (CRA) do seu estado.

A graduação é muito completa, e o aluno tem contato com disciplinas de formação básica, que servem como embasamento para a estruturação do aprendizado profissionalizante: estatística, matemática, sociologia, direito, contabilidade, informática e economia.

Nos anos finais do curso, matérias específicas, como finanças, marketing, logística, sistemas de informação, planejamento estratégico e recursos humanos completam o currículo acadêmico.

Na Faculdade Uniderp, os alunos optam por cursar Administração nas modalidades presencial ou EAD. O ensino a distância pode ser semipresencial, no qual é necessário ir às aulas uma vez por semana para assistir às teleaulas e interagir com tutores e colegas.

Já na opção online, o aluno estuda onde e como quiser. Só é necessário ir ao polo no dia da aula inaugural e mais duas vezes por semestre, para a realização das provas.

Quais são as áreas de atuação do administrador?

Conheça as principais áreas de atuação do administrador de empresas.

Consultoria

Ampliar ou abrir uma empresa exige muito cuidado e planejamento. Nesse sentido, a melhor forma de adotar essa iniciativa com mais possibilidade de sucesso e menos riscos é por meio de uma consultoria.

Nela, o administrador de empresas aponta como usar os recursos financeiros, humanos e materiais da melhor forma, de modo a aperfeiçoar os serviços e maximizar os resultados. O profissional também avalia a viabilidade dos projetos e destaca como eles devem ser desenvolvidos.

Controlar processos

Para uma empresa evoluir, é fundamental que realize uma boa gestão de processos. Assim, é fundamental contar com um profissional que saiba aplicar as ferramentas necessárias para avaliar o desempenho dos serviços oferecidos e dos colaboradores.

Ao mapear as atividades, a organização tem mais condições de identificar gargalos, localizar erros e reduzir custos. Dessa forma, é possível aumentar a lucratividade e promover a melhoria contínua.

Controlar o fluxo de caixa

O fluxo de caixa é um instrumento que controla a movimentação financeira, ou seja, a entrada e a saída de recursos da companhia. Isso ajuda a facilitar a gestão de empresas, na qual se pode planejar um cenário financeiro com todos os recebimentos, os pagamentos e o saldo disponível para o momento.

Tour pela prova do Enem

Assim, o administrador torna-se um importante aliado tanto nas decisões quanto na busca por investimentos e recursos. Essa análise permite equilibrar a relação entre uma situação segura e a busca por novas oportunidades.

Logística

A área de logística é definida pelo manejo de procedimentos que se relacionam com produção, transporte e estoque realizados nas empresas. Esse âmbito da Administração se ocupa da compra de matéria-prima, da gestão dos processos necessários para a sua transformação em produtos e do manejo adequado deles até a completa concretização das vendas.

Na logística, o administrador é responsável por conduzir todo o fluxo produtivo da empresa. É importante que isso seja feito com foco no alcance da melhor relação custo-benefício possível, de forma a otimizar os processos e alcançar alto nível de eficiência com o mínimo de desperdício.

Marketing

Esse é um setor em alto crescimento, ideal para quem deseja entender interesses, perfis e expectativas dos consumidores. Assim, o administrador faz um estudo do mercado e trabalha com ações que têm em vista o fortalecimento de uma marca.

O profissional atua no planejamento e na criação de campanhas para divulgar serviços e produtos e no desenvolvimento de estratégias para a organização melhorar o relacionamento com seus clientes.

Que tipo de atividade o administrador pode executar?

Com uma formação tão completa, o bacharel em Administração realiza diversas funções gerenciais em uma empresa. Com isso, ele pode ocupar funções de liderança em qualquer setor, além de estar pronto para empreender e ser dono do próprio negócio.

Administradores são absorvidos pelo mercado de trabalho tanto na iniciativa privada quanto em instituições públicas, além de poder oferecer seus serviços como autônomo. Entre as principais funções do profissional está a análise de dados, o gerenciamento de equipes e a gestão financeira.

Conheça alguns diferenciais que o administrador de empresas pode oferecer:

  • melhoria de processos administrativos;
  • redução dos custos e aumento da margem de lucro;
  • assessoria na organização do negócio;
  • preparação dos investimentos;
  • gestão de diversos setores;
  • planejamento estratégico.

Qual é o perfil ideal deste profissional?

Conheça o perfil do administrador de empresa e confira se esse curso é o ideal para você!

Compromisso com resultados

Quem assume essa postura dedica o melhor de si até que o objetivo seja alcançado, propõe soluções, incentiva a equipe e faz tudo para atingir o plano final com excelência.

Disponibilidade

Manter-se disponível é estar aberto às transformações e às necessidades da empresa. Essa característica também se relaciona com a disponibilidade para receber feedbacks, aprimorar competências e buscar mais autoconhecimento.

Organização e planejamento

É essencial que o administrador de empresas tenha habilidade para organizar, planejar e gerenciar etapas e recursos do trabalho. Para isso, é necessário ter postura flexível e visão estratégica para alterar os meios até chegar ao objetivo final.

Espírito de liderança

Além de saber como administrar uma empresa, o administrador deve saber liderar equipes. Em posições de direção e de coordenação, é importante ter um olhar sistêmico dos processos empresariais e intervir de forma propícia sempre que for necessário.

A principal vantagem do curso de Administração é a variedade de áreas para atuar. Com a versatilidade da graduação, o administrador de empresas entende os processos técnicos, tem contato com a teoria e é capaz de propor soluções para os desafios que qualquer negócio pode passar.

Decidiu fazer Administração e quer estudar em uma instituição de qualidade para ter a melhor formação? Então, entre em contato conosco e conheça nosso curso!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Artigos relacionados